O Túnel Mandacarú na Bahia: Soluções DYWIDAG garantem o futuro do Brasil como exportador

O Brasil, segundo maior produtor e exportador do mundo de soja depois dos Estados Unidos, planeja aumentar a produção e exportação nos próximos anos.

Um fator que tem uma influência decisiva nesse desenvolvimento é o auto custo de transporte no Brasil em comparação com os Estados Unidos: A soja no Brasil tem que ser transportada a longas distâncias numa infraestrutura de rodovias e ferrovias ainda em desenvolvimento.

Para aumentar a competitividade, o Brasil está planejando expandir sua malha ferroviária em 10.000 km de ferrovias. O Projeto Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) também inclui o Túnel Ferroviário Mandacarú, próximo à cidade de Jequié, no estado da Bahia. Com o papel de um novo caminho ferroviário, ela permitirá o transporte de soja e minério de ferro para um novo porto na costa.

Com 780 metros de comprimento em um único túnel, o Mandacarú foi executado em toda sua extensão em formação rochosa muito fraturada. Devido a essas difíceis condições geológicas, a construtora necessitou de alta performance, qualidade e soluções flexíveis em suporte de maciço para garantir que a escavação do túnel pudesse transcorrer em segurança.

A DSI Underground Brasil apoiou o construtor da obra e consultores durante a seleção de um melhor sistema de contenção para essas condições. Para estabilizar a escavação do túnel, a DSI forneceu os tirantes DYWIDAG e cartuchos de resinas necessários sempre em tempo hábil. O uso desses produtos de alta qualidade para maciços garantiram a segurança e eficiência na escavação do túnel.

Construtora

Galvão Engenharia, Brasil

Engenheiros Consultores

Núcleo Projetos Estruturais, Brasil


Unidade DSI

DSI Underground Brasil, Brasil

Escopo DSI

Produção, fornecimento, treinamento e suporte técnico

Produtos DSI

Tirantes DYWIDAG e cartuchos de resina

Voltar Mais Projetos
DSI Underground Systems Brasil Indústria e Comércio Ltda.

utilize nosso formulário de contato
envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+55-31-35 42 02 00